O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, informou na tarde desta segunda-feira (4), em entrevista à imprensa, que a proclamação do resultado final das eleições pode ocorrer nesta terça (5) ou quarta (6). Dois dias depois, começará o horário eleitoral no rádio e na televisão para o segundo turno das eleições.
A proclamação estava dependendo, nesta segunda (4), apenas dos resultados de três urnas do Acre. Uma delas deve ser levada do interior para Rio Branco, a capital, de helicóptero, nesta terça (5). A apuração dessas urnas mudará o resultado numérico das eleições, mas não a classificação dos candidatos.
O horário eleitoral será diferente neste segundo turno. Cada um dos candidatos à Presidência terá direito a 20 minutos, diariamente, no rádio e na televisão. Nos estados onde houver segundo turno para governador, cada candidato também terá 20 minutos. No rádio, o horário eleitoral começará às 7h e às 12h. Na televisão, às 13h e às 20h30.
Fora isso, cada candidato à Presidência e a governador terá direito a fazer inserções no rádio e na TV de 15 a 60 segundos, somando 30 minutos por dia.
Na entrevista à imprensa, o ministro Ricardo Lewandowski disse que o percentual de abstenção nas eleições deste domingo, que chegou a 18,12%, não foi muito diferente do ocorrido em 2002, que ficou em 17,74%. Para ele, essa “oscilação mínima” pode ter ocorrido pela exigência de dois documentos dos eleitores e pelas fortes chuvas que caíram em áreas do Centro-Oeste.