NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

São Paulo – A candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, aumentou a vantagem sobre seu adversário na corrida eleitoral, José Serra (PSDB), de 11 para 13 pontos porcentuais, de acordo com a nova pesquisa Ibope de intenções de voto divulgada ontem, três dias antes do segundo turno. O levantamento foi encomendado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo. A petista aparece com 52% da preferência do eleitorado, enquanto o tucano figura com 39%. Na última mostra do instituto, divulgada no dia 20, Dilma aparecia com 51% e Serra registrava 40% das intenções de voto.

O levantamento divulgado ontem mostra ainda que, na comparação com a última mostra, o total de eleitores que dizem votar em branco ou nulo se manteve em 5%, assim como aqueles que se dizem indecisos seguiu em 4%.

Se considerados apenas os votos válidos (sem levar em conta os indecisos e os votos brancos e nulos), a vantagem da petista sobre o tucano cresceu para 14 pontos porcentuais. Dilma aparece agora com 57% dos votos válidos e Serra tem 43%. No levantamento anterior, a petista tinha 56% e o tucano apresentava 44% – uma diferença de 12 pontos porcentuais.

A maioria dos eleitores entrevistados pelo Ibope (82%) diz que a decisão sobre o voto já é definitiva, sem chance de sofrer influência por novos eventos. E 13% afirmam que sua decisão ainda pode mudar.

A pesquisa também diz que o governo Lula tem aprovação de 80% do eleitorado. Foi esse o total de eleitores que disseram considerar sua gestão como presidente boa ou ótima, enquanto 15% a consideram regular e 4%, ruim ou péssima.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 26 a 28 de outubro e ouviu 3.010 eleitores. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o Protocolo número 37.596/2010.