NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A inadimplência dos consumidores aumentou 0,2 ponto percentual no primeiro mês do ano, na comparação com dezembro de 2011, ao registrar 7,6% do total das operações. Na comparação com janeiro de 2011, o aumento foi de 1,9 ponto percentual, sobre os 5,7% da época.
 

De acordo com os dados da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito, divulgada pelo Banco Central, nesta terça-feira (28), as dívidas vencidas de 15 a 90 dias representaram 6,4% das operações, índice que subiu 0,4 p.p. em relação ao mês anterior e ficou 0,5 ponto percentual maior na comparação com janeiro do ano passado.

Modalidades Dentre as modalidades analisadas pelo Banco Central, a inadimplência com aquisição de bens (veículos) registrou o maior aumento, de 0,3 ponto percentual, ficando em 5,3%.

Em janeiro, a inadimplência com aquisição de bens (outros) ficou em 14,0%, 0,1 ponto percentual mais alta que a registrada em dezembro. Já a inadimplência da modalidade crédito pessoal encerrou janeiro em 5,6%, aumento de 0,1 ponto percentual, se comparada com o mês anterior.

No caso da inadimplência com cheque especial, houve queda de 0,6 ponto percentual, registrando o resultado de 10,8%.