NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O faturamento e as horas trabalhadas no setor industrial aumentaram 6,9% e 2,6%, respectivamente, em fevereiro frente a janeiro, segundos dados com ajuste sazonal, pesquisados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No primeiro bimestre, as altas dos indicadores, em relação a igual período de 2010, foram de 11,1% e 5,4%. Na comparação de fevereiro deste ano com o mesmo mês do ano passado, as variações foram de 14,3% e de 6,7%, respectivamente.

A expansão em bases elevadas desses dois indicadores, diretamente associados à produção, mostra que o setor industrial iniciou o ano em ritmo aquecido, influenciado pela demanda interna e contrariando a tendência de desaceleração para o período.

Para a CNI, as taxas de aumento do faturamento e das horas trabalhadas estão contaminadas pelo efeito calendário de maior número de dias úteis em fevereiro e não refletem a expansão real do parque fabril. Para a entidade, a ausência do Carnaval em fevereiro antecipou a produção no mês e terá por consequência a redução do nível de atividade em março.

“Não há retomada tão intensa quanto os números sugerem”, afirmou o gerente da unidade de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. “Os dados de março tendem a mostrar sinais de desaceleração”, acrescentou, citando a queda de 0,4% na produção de veículos em março frente a fevereiro.

Castelo Branco explicou que o modelo de dessazonalização usado pela CNI não consegue eliminar o efeito calendário no cálculo das variações, quando feriados tradicionalmente fixos são transferidos para datas não convencionais.