NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A atuação do Banco Central (BC) para conter a inflação este ano já tem gerado efeitos que serão sentidos mais fortemente neste segundo semestre. A previsão é do presidente do BC, Alexandre Tombini, que concedeu entrevista, na última quarta-feira (4), ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

Este ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros, a Selic, cinco vezes. Atualmente, a Selic está em 12,50% ao ano. A próxima reunião do Copom será realizada no final deste mês.

Tombini voltou a reforçar que a inflação irá convergir para o centro da meta de 4,5% em 2012. Segundo ele, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em julho, que vai ser divulgada na amanhã desta sexta-feira (5), ficará próxima do resultado de junho (alta de 0,15% no mês).

O presidente do Banco Central destacou que o auge da inflação acumulada em 12 meses será em agosto, mas entre setembro de 2011 e abril de 2012 a taxa deve cair 2 pontos percentuais, segundo expectativas do mercado financeiro.