NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Índice caiu 0,15% em junho. Segundo o IBGE, a queda do IPCA na capital paranaense foi motivada pela redução no preço dos combustíveis, que foi de 5,99% no período

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu 0,15% em Curitiba no mês de junho. Esse foi o menor índice no mês entre as 11 capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento foi divulgado pelo órgão nesta quinta-feira.

Segundo o IBGE, a queda do IPCA na capital paranaense foi motivada pela redução no preço dos combustíveis, que foi de 5,99% no período.

Apesar da redução em junho, a inflação em Curitiba no acumulado do ano é de 4,39% e de 8,28% nos últimos 12 meses.

Dados nacionais

O IPCA subiu 0,15% em junho na média feita entre as capitais pesquisadas. A elevação da inflação em maio tinha sido de 0,47%.

“A forte redução na taxa de crescimento do IPCA de maio para junho é explicada, em grande parte, pela deflação registrada no grupo Alimentação e bebidas, aliada à queda ainda mais intensa do grupo Transporte”, disse o IBGE em nota.

Os preços dos alimentos passaram de alta de 0,63% em maio para queda de 0,26% em junho. Os de Transportes caíram 0,61% no mês passado, após recuarem 0,24% em maio.