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A pesquisa também indica que a grande maioria dos brasileiros (76%) definiu voto logo no início da campanha, quando ficou sabendo quem eram os candidatos

Por g1

 

Dados da pesquisa Ipec, contratada pela Globo, divulgados nesta terça-feira (11) apontam que 15% dos eleitores decidiram o voto para presidente nos últimos dias de campanha. Destes, 7% dizem ter definido seu voto no domingo de eleição.

 

A pesquisa também indica que a grande maioria dos brasileiros (76%) decidiu o voto logo no início da campanha, quando ficou sabendo quem eram os candidatos. Outros 7% escolheram o presidenciável nas últimas semanas da campanha.

 

 

A taxa dos que decidiram o voto no dia da eleição cresce entre eleitores que avaliam a gestão de Jair Bolsonaro (PL) como regular (12%), pessoas com renda familiar de até um salário mínimo (10%), jovens de 16 a 24 anos (9%), pessoas com mais de 60 anos (9%), pessoas com ensino fundamental (9%) e moradores das regiões Norte ou Centro-Oeste (9%).

 

Já o percentual dos que decidiram o voto no início da campanha é maior entre pessoas com renda familiar de mais de cinco salários mínimos (82%), quem avalia o governo como ótimo ou bom (82%), quem rejeita a atual gestão (80%), moradores da região Nordeste (80%) e quem tem 60 anos ou mais (80%).

A pesquisa divulgada na segunda também apontou que o ex-presidente Lula (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno, enquanto Jair Bolsonaro tem 42%.

 

Pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o código Nº 02853/2022.

G1

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/eleicao-em-numeros/noticia/2022/10/11/ipec-15percent-decidiram-voto-dias-antes-do-1-turno.ghtml