NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Lula lidera as intenções de voto com 47%, à frente de Bolsonaro (PL), com 31% no primeiro turno

Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (19), encomendada pela Rede Globo, mostra que o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto com 47%, à frente de Bolsonaro (PL), com 31% no primeiro turno. Com 16 pontos à frente, esta é a maior vantagem sobre o adversário obtida pelo petista, até o momento.

O instituto diz não ser possível afirmar se o petista pode ou não vencer a eleição no primeiro turno. O resultado indica um cenário de estabilidade na disputa, a duas semanas da eleição.

A pesquisa também aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem 54% de intenção de votos em um eventual segundo turno, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 35%. Brancos e nulos são 8%, e os 3% restantes não sabem ou não responderam.

O instituto não testou outros cenários de segundo turno.

Ciro Gomes (PDT) segue com 7% das intenções, mesmo índice da pesquisa anterior. Simone Tebet (MDB) tinha 4% do Ipec da semana passada e agora tem 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve com 1%. Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegam a 1% cada um.

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022.

VERMELHO

https://vermelho.org.br/2022/09/19/ipec-vantagem-de-lula-sobre-bolsonaro-e-a-maior-desde-o-inicio-da-campanha/