NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Dois interditos proibitórios estão mantendo agências do HSBC e do Itaú-Unibanco abertas em Curitiba, enquanto a greve dos bancários, que tem alcance nacional, entra em seu sétimo dia.

A medida obtida anteontem pelo Itaú fez com que o número de agências fechadas na capital e região, que era de 280 estabelecimentos, caísse para 239 (mais 7 centros administrativos), e os trabalhadores de braços cruzados fosse reduzido de 15 mil para 10 mil pessoas.

Como não houve nenhuma negociação entre bancos e grevistas ontem, a paralisação nos bancos que não conseguiram impedir o fechamento das agências na justiça deve seguir durante o dia de hoje.

O interdito proibitório é uma medida judicial utilizada com a justificativa de proteção do patrimônio das instituições. A ordem concedida pela justiça acaba limitando as greves, já que proíbe a promoção de piquetes ou bloqueios às agências.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, como não há bloqueio nas portas dos estabelecimentos, os funcionários dos bancos privados, com receio de serem demitidos, sentem-se inseguros para aderir à greve.

Já a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) argumenta que os piquetes “ferem o direito dos cidadãos de acessar os serviços bancários essenciais, como saques e depósitos”, ao justificar os pedidos de interditos feitos à justiça.

Em Curitiba, o HSBC, o Itaú-Unibanco e o Bradesco já obtiveram a ordem judicial. Porém, ainda na semana passada, o Sindicato dos Bancários conseguiu, através de um mandado de segurança, reverter a ordem em favor do Bradesco.

A entidade informa que está tentando fazer o mesmo em relação aos outros dois bancos. Porém, até o final da tarde de ontem, ainda não tinham obtido sucesso. A greve dos bancários afeta pelo menos 76 municípios que estão na base da Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro no Estado do Paraná (Fetec-PR), ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A última região a aderir foi a de Arapoti, depois de assembleia realizada anteontem. Assim, são 275 agências fechadas no interior do Paraná, com adesão de 4,1 mil bancários.

Já a Federação dos Bancários do Paraná (Feeb-PR) não divulga números, mas informa que a greve afeta pelo menos sete das dez bases regionais. Há pelo menos um interdito proibitório vigente, que mantém as agências do Bradesco abertas, em Cascavel.