NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

CONSERTANDO PONTES

Líderes e ex-líderes políticos mundiais parabenizaram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória nas urnas neste domingo (30/10).

 

Ex-presidente Lula foi eleito para seu terceiro mandato a partir de 2023Ricardo Stuckert/PT

Muitas das mensagens vieram logo na primeira hora após a proclamação do resultado. O movimento reforça a confiança da comunidade internacional no sistema eleitoral brasileiro, amplamente atacado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.

 

O presidente dos EUA, Joe Biden, enviou uma mensagem de parabéns ao petista e disse que a eleição brasileira foi “livre, justa e digna de confiança”.

 

“Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão”, disse o democrata em documento divulgado pela Casa Branca.

 

Vacinados contra a possibilidade de tentativa de ruptura institucional pelo presidente derrotado, os EUA deram uma resposta rápida também como um recado a Bolsonaro de que qualquer tentativa de questionar os resultados das eleições não terá apoio internacional.

 

O presidente da França, Emmanuel Macron, usou seu Twitter para homenagear Lula: “Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”.

 

O ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, que foi adversário de Lula nas eleições de 1994 e 1998, publicou uma foto com o petista e também o felicitou: “Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil!”.

 

Alberto Fernández, presidente da Argentina, saudou Lula e disse que a vitória do petista “abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo”. Ele resssaltou que o próximo chefe do Executivo brasileiro conseguiu se eleger “depois de tantas injustiças”.

 

O presidente do Chile, Gabriel Boric Font, republicou uma foto da mão do petista sobre a bandeira do Brasil, com a legenda: “Lula. Alegria”. Já o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, postou: “Viva Lula”.

 

O vencedor do pleito de hoje também recebeu congratulações de líderes da Península Ibérica. O primeiro-ministro português, António Costa, disse: “Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”.

 

Já o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que ele e Lula vão trabalhar “juntos pela justiça social, a igualdade e contra as mudanças climáticas”. Segundo ele, os brasileiros votaram pelo “progresso e esperança”.

 

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que aguarda ansiosamente para trabalhar com Lula e “fortalecer a parceria entre nossos países, para entregar resultados aos canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas — como a proteção ambiental”.

 

Revista Consultor Jurídico

https://www.conjur.com.br/2022-out-30/lideres-internacionais-parabenizam-lula-vitoria-eleicoes