NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A construção civil estabeleceu ontem marca histórica em Londrina: em um único dia, para executar serviço de fundação, um empreendimento imobiliário consumiu 720 toneladas de concreto, o suficiente para se construir quatro quadras poliesportivas como a do ginásio Moringão. 
A obra – uma torre comercial com 18 pavimentos – fica na Avenida Ayrton Senna, na Gleba Palhano. O serviço em questão é um bloco estrutural de 10 metros de comprimento por oito de largura e quatro de altura, preenchido com 300 metros cúbicos de concreto pela Leão Engenharia para a Construtora Montosa à Leão Engenharia. O trabalho durou dez horas e movimentou 48 caminhões betoneiras. ”O grande desafio foi cumprir à risca o plano de logística para produção e entrega do material, em intervalos precisos”, disse o gerente da regional norte da Leão, Fábio Leonel Felipe. 
O serviço teve outras duas inovações: o uso de 15 toneladas de gelo lascado e um plastificante retardador, necessários para controlar a temperatura interna do material e evitar rachaduras. O serviço será repetido em fevereiro, no bloco estrutural da segunda torre do Palhano Business Center, formado por duas torres comerciais e investimento total de R$ 23,5 milhões.