NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

PESQUISA ELEITORAL

A mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo Ipec, divulgada nesta segunda-feira (24), indicou estabilidade entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Entre os votos totais, Lula fica com 50% das intenções de voto, e Bolsonaro 43%: mesma margem atingida na pesquisa anterior, do dia 17. Brancos, nulos e indecisos também permanecem em 7%. Em votos válidos, Lula se mantém com 54%, e Bolsonaro, 46%.

A estabilidade do resultado final é um bom indicador para Lula, que havia sofrido ligeira queda de apoio na pesquisa anterior. Existe, porém, o risco de parte de suas intenções de voto não terem sido contabilizadas: o levantamento começou no dia 22, e foi concluído no dia 24. No dia 23, porém, ocorreu o caso de resistência do ex-deputado Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro e ex-presidente do PTB, a um mandado de prisão.

O episódio teve ampla repercussão nas redes sociais em todos os estados, dividindo opiniões inclusive entre lideranças bolsonaristas. Por outro lado, não foi possível para os pesquisadores observar plenamente seus possíveis efeitos: eleitores que já tenham sido entrevistados antes do incidente e tenham mudado de opinião sobre seus candidatos não tiveram sua mudança registrada.

A pesquisa foi feita com entrevistas presenciais a 3 mil pessoas, espalhadas por 183 municípios. Segundo o Ipec, a margem de erro é de 2%, e o índice de confiança é de 95%.

AUTORIA

Lucas Neiva

LUCAS NEIVA Repórter. Jornalista formado pelo UniCeub, foi repórter da edição impressa do Jornal de Brasília, onde atuou na editoria de Cidades.