NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Segundo a pesquisa, 94% dos eleitores de Lula classificam a própria decisão como definitiva. No caso de Bolsonaro, a taxa é de 97%

Por Fabiana Holtz, Valor — São Paulo

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (19) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções totais de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, registra 42%. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 13, Lula pontuou 49% e Bolsonaro 41%. Eleitores dispostos a votar nulo ou em branco somam 6%. Outros 5% não souberam responder.

 

No critério votos válidos – que descarta votos nulos e em branco e é usado pela Justiça Eleitoral na totalização – a Quaest tem aplicado o cálculo conhecido como “likely voter”. Por esse critério, Lula tem 52,8% e Bolsonaro 47,2%. Trata-se de um instrumento que busca estimar o percentual de cada concorrente considerado, além das intenções de voto, a probabilidade de simpatizantes de cada candidato comparacer às urnas.

Bolsonaro segue liderando em rejeição, com 46%, enquanto 43% dizem conhecer e não votar em Lula. Na pesquisa anterior, a taxa de rejeição estava em 50% e 42%, respectivamente.

 

Com 2 mil entrevistas, com margem de erro do levantamento de 2 pontos, a pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de outubro tem taxa de confiança de 95%. Contratada pelo Banco Genial, está registrada com o código BR04387/2022.

VALOR INVESTE

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2022/10/19/lula-marca-47percent-das-intencoes-totais-de-voto-bolsonaro-tem-42percent-aponta-quaest.ghtml