NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Justificar ausência não é a única solução para quem estará fora de casa no segundo turno das eleições, em 31 de outubro. Dos 135,8 milhões de eleitores brasileiros, cerca de 76,5 mil (ou 0,05% do eleitorado) devem votar em trânsito no segundo turno para presidente da República. O cadastro dos eleitores em trânsito foi feito pela Justiça Eleitoral de 15 de julho a 15 de agosto.

A exemplo do ocorrido no primeiro turno, seções específicas serão instaladas nas capitais para receber pessoas que estão fora do domicílio eleitoral. Para pedir o voto em trânsito, o eleitor teve de informar à Justiça Eleitoral com antecedência a cidade onde estaria tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Segundo a agência de notícias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno 80.419 eleitores solicitaram o voto em trânsito e 66.086 efetivamente votaram no último domingo (3), o que levou a uma abstenção de 17,82% desse grupo.

A cidade de São Paulo registrou o maior número de pedidos de voto em trânsito: no primeiro turno foram 12.750 eleitores, e, no segundo, 12.102 pessoas de outras cidades votarão na capital paulista. Em Brasília, que tem um elevado número de pessoas de outros estados, foram feitos 8.097 pedidos de voto em trânsito no primeiro turno e 7.783 no segundo. A terceira capital com o maior número de eleitores cadastrados para votar em trânsito é Belo Horizonte, com 4.531 eleitores no primeiro turno e 4.268 no segundo turno.