NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Nesta quinta-feira (16), os trabalhadores paralisaram as obras do estádio do Maracanã para reivindicar aumento de salário e mais benefícios.
 

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sintraicp), após 1h30m de paralisação, os trabalhadores concordaram com aumento de 10,5%, 100% de hora extra para o sábado (antes, recebiam 70%), a cesta básica passou de R$ 180 para R$ 230, plano de saúde gratuito e bônus por metas ultrapassadas.

Em nota o Sintraicp informou que após assembleia, os operários decidiram, com quase 100% de adesão, não iniciar uma nova greve e voltaram às atividades. Isso porque a maioria concordou com os itens aprovados em reunião entre o sindicato e o consórcio responsável pela obra realizada na noite de ontem.


Em declaração, o presidente do Sintraicp, Nilson Duarte, comentou a “vitória parcial” dos operários. “Não é aquilo que a gente queria, mas chega a ser invejável. De todos os estádios que estão em obras para a Copa do Mundo, o Maracanã passa a ter o melhor salário do Brasil”, ressaltou o dirigente.
 


Nilson Duarte também informou que a categoria conseguiu anistia e não terão descontados os dias de greve do ano passado. “A única questão que segue pendente é a aprovação do plano de saúde para os familiares”, acrescenta.

Greve em 2010

Em setembro do ano passado, os trabalhos no Maracanã pararam por 19 dias. No mesmo mês, operários do Mineirão também pararam por cinco dias. A greve, inclusive, coincidiu com uma visita da presidente Dilma Rousseff ao estádio.