NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Dos 4.143 mil cursos avaliados em 2010, pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 594 não atingiram resultado satisfatório, com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que varia em uma escala de 1 a 5. Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (17), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Ainda segundo o Inep, 1.115 cursos ficaram sem conceito porque não tinham um número mínimo de estudantes concluindo o curso. E, se considerar apenas as graduações que obtiveram CPC, as instituições com nota baixa representam 20% do total.

Os que obtiveram CPC 4 ou 5 são considerado bons e os com nota 3, satisfatórios. Cerca de 80% tiveram resultado entre 3 e 5 e só 58 cursos podem ser considerados de excelência, com CPC máximo (5). Além dos resultados do Enade, as notas são obtidas com base na infraestrutura da escola, no corpo de professores e no projeto pedagógico.

O Ministério da Educação (MEC) vai cortar vagas de todos os cursos que obtiveram CPC 1 ou 2 em 2010. A previsão é que 50 mil vagas sejam cortadas em diferentes áreas até o fim de 2011. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) baliza a expansão das vagas da educação superior no país porque prevê medidas de correção dos problemas para as instituições e cursos com baixos resultados.

“Para quem está fora dos parâmetros de qualidade, o Sinaes estabeleceu os termos que os trazem para a qualidade. Queremos que o sistema continue em expansão, mas com um freio naqueles cursos que estão com problema”, disse o ministro.

Haddad contou que cerca de 95% dos cursos de medicina que passaram pelo processo de supervisão do MEC por apresentar CPC instaisfatório em anos anteriores melhoraram o desempenho em 2010.

Entre os 19 cursos com CPC 1, quatro são oferecidos por universidades estaduais e o restante, por instituições de ensino privadas.

Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a universidade pública com melhor nota no índice do MEC. A instituição teve Índice Geral de Cursos (IGC) de 4,69 e faixa 5 (a maior do índice). Este é o primeiro ano que a universidade participa da avaliação. No total, foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários.

Depois da Unicamp, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ficou em segundo lugar entre as públicas — com IGC de 4,68 e faixa 5– e a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (EG), em Minas Gerais, a terceira colocada –com IGC 4,40, faixa 5.

As 158 instituições bem avaliadas (IGC 4 ou 5) que têm algum pedido de abertura de novos cursos em tramitação no MEC poderão ter autorização automática, sem necessidade de visitas.

A USP (Universidade de São Paulo), considerada a universidade mais importante do país, não aparece no ranking, pois não participa do Enade.

Veja quais são as 20 primeiras instituições públicas no ranking:

 

Instituição

Sigla

IGC

Faixa IGC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

UNICAMP

4,69

5

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

ITA

4,68

5

ESCOLA DE GOVERNO PROFESSOR 
PAULO NEVES DE CARVALHO

EG

4,40

5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

UFLA

4,31

5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UFRGS

4,30

5

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

IME

4,30

5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

UNIFESP

4,29

5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UFMG

4,25

5

FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

FAMERP

4,18

5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

UFSCAR

4,16

5

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

UFV

4,14

5

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MOCOCA

FATEC

4,07

5

CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

USJ

4,06

5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

UFRJ

4,01

5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

UFTM

3,99

5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – UNIFEI

UNIFEI

3,98

5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UFSC

3,94

4

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE 
CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE

UFCSPA

3,92

4

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNB

3,91

4

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA 
JÚLIO DE MESQUITA FILHO

UNESP

3,90

4