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A Secretaria de Gestão Pública (SGP) de Londrina republicou na sexta-feira parte do edital da merenda com um novo valor para o contrato de um ano: R$ 16.452.230,88. O montante é superior ao que constava na primeira versão do edital, de R$ 9.266.547,36. O valor previsto para este ano quase dobra se considerado o preço do contrato em 2011, com a empresa J.Coan, de R$ 8 milhões. O secretário de Gestão Pública, Fábio Reali, não foi encontrato por meio de seu telefone celular para explicar a razão do aumento significativo no preço do serviço. 
A diferença entre a primeira e a segunda versão do edital é o número de cozinheiras nas secretarias de Assistência Social e da Mulher. No primeiro caso, serão necessárias 264 cozinheiras por mês e não 22; na pasta da Mulher, serão 36 e não três, como estava inicialmente previsto. 
A SGP renovou o contrato com a J.Coan até o final de fevereiro, quando o secretário espera que a nova licitação da merenda esteja concluída. A empresa é suspeita, segundo o Ministério Público, de participar do ”cartel da merenda”, que atua em várias cidades do Brasil e teria participado de fraude na licitação realizada no ano passado em Londrina. O MP recomendou a suspensão do contrato, mas, segundo Reali, devido à complexidade do edital, a SGP não conseguiu finalizar a licitação antes do início das aulas, na próxima quinta-feira. Também não foram concluídas as licitações dos uniformes e materiais escolares, que juntas somam R$ 20 milhões. Tal como a merenda, a licitação dos uniformes dobrou de preço em relação a 2011, saltando de R$ 6,3 milhões para R$ 12 milhões.