NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O governo federal promete dar prioridade no programa Minha Casa, Minha Vida às famílias que tiveram imóveis destruídos pelas chuvas em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo Fernando Bezerra, ministro da Integração Nacional, a demanda estimada é de 3 mil unidades habitacionais. Um grupo de acompanhamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deve definir a medida.
O governo federal quer ainda antecipar de 2014 para este ano a conclusão do mapeamento geológico de 250 municípios de diferentes regiões do país. O objetivo é avaliar os riscos de desabamentos e alagamentos provocados por tempestades. A demanda para acelerar o processo foi colocada pela presidenta Dilma Rousseff ao ministro Bezerra, que preferiu evitar apresentar prazos antes de saber o tamanho da equipe disponível para a tarefa.

As chuvas em estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro desde o início do ano motivaram a decisão de agilizar o levantamento. A Casa Civil coordenará reunião com a Petrobras e representantes de universidades federais para avaliar a possibilidade de se reunir mais geólogos habilitados ao trabalho. A decisão foi anuncida nesta quarta-feira (18) após reunião entre representantes dos ministérios da Integração Nacional, Ciência, Tecnologia e Inovação e do Meio Ambiente.

Bezerra afirma que, a partir do mapeamento concluído, o poder público terá condições melhores de analisar riscos, até de remover famílias de regiões ameaçadas de desabamento e de outros tipos de desastre natural.

Além disso, São Paulo e Santa Catarina terão a instalação de unidades do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, por causa da previsão de aumento de pluviosidade. O ministério deve transferir ainda R$ 25 milhões para Minas Gerais, para obras de recuperação de estragos provocados por tempestades nos últimos dias.