NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O país sofre o aumento acelerado dos preços , desde há mais de um ano, e uma inflação de cerca de nove por cento.

por Redação

Trabalhadores de aeroportos, de empresas gestoras de autoestradas e de transportes locais protagonizaram na segunda-feira, 27, uma greve de 24 horas para exigir aumentos de salários face à crescente inflação na Alemanha, a principal potência econômica da União Europeia.

Esta ação soma-se a outras manifestações de descontentamento promovidas pelos sindicatos alemães, desde o início deste ano, e que abarca vários setores públicos como a educação, a saúde e os serviços postais.

O mais recente protesto envolve as organizações sindicais EVG e Verd.di, que agrupam, respectivamente, 230 mil trabalhadores de empresas ferroviárias e dois milhões e 500 mil empregados da esfera dos serviços, e afeta os trens de longa distância e regionais, bem como os aeroportos.

A greve interrompeu também o transporte público local em sete estados federados e os portos e eclusas para o tráfego marítimo e, de acordo com as últimas informações, abarcou mais de 30 mil trabalhadores em cerca de 350 localidades da Alemanha.

O país sofre o aumento acelerado dos preços, desde há mais de um ano, e uma inflação de cerca de nove por cento, pelo que os sindicatos exigem um incremento salarial de 10 por cento para compensar em parte a perda de poder de compra.

Publicado originalmente no Avante!

VERMELHO

https://vermelho.org.br/2023/03/30/mobilizacao-dos-trabalhadores-cresce-na-alemanha/