Dirigentes das Centrais Sindicais do Paraná decidiram mudar a data da mobilização em favor da pauta trabalhista no estado de 26 de julho para o próximo dia 1º de agosto. A definição foi tomada em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 18, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. Participaram do encontro diretores da NCST/Paraná, Força Sindical PR, CTB, CGTB e UGT.
Apesar da alteração na data, a programação da mobilização permanece a mesma. Ou seja, dirigentes e militantes das centrais sairão em passeata, a partir das 15h do dia 01/08, da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita, no centro da capital. Lá, será realizado um grande ato público.
A mobilização tem o objetivo de mostrar à sociedade as bandeiras de luta da classe trabalhadora, e pressionar o Congresso Nacional a colocar em votação projetos de interesse dos trabalhadores. Entre eles, a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário, a ratificação da Convenção 158 da OIT (que dificulta as demissões imotivadas), entre outras bandeiras.
A manifestação em Curitiba faz parte do calendário nacional de lutas das centrais em defesa da pauta trabalhista. Diversas mobilizações já foram realizadas por todo o país e várias outras estão programadas.