NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Túlio Maciel, avalia que a queda do otimismo verificada no setor da construção civil pode ser avaliada como positiva. ”A moderação comparativamente a 2010 sinaliza sustentabilidade da atividade do setor da construção. Nesse sentido, há um lado positivo”, disse, ao lembrar que não é possível que um setor cresça com taxas de dois dígitos por muito tempo ininterruptamente e que a desaceleração era esperada. 
Maciel destacou a importância da nova pesquisa do Índice de Confiança da Construção (ICST) pela característica ”prospectiva” dos dados. ”É possível ter uma avaliação do que está acontecendo no setor e ele fornece indicações do que está para acontecer nos próximos meses de acordo com percepção dos empresários”, disse. 
No levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Banco Central (BC), a confiança do setor da construção amargou queda de 10,2% na média trimestral até novembro, na comparação com igual período de 2010. Com isso, o índice ficou em 125,1 pontos em novembro, patamar mais baixo desde o começo da série, iniciada em setembro de 2010.