NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

06-03-2011-Paralisacao-Sadia_internaOs motoristas que fazem o transporte de ração e aves vivas para a Sadia em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, paralisaram suas atividades por 24 horas no último domingo, 6 de março, para protestar contra a falta de descanso semanal remunerado aos domingos para esses trabalhadores.

Na unidade de Dois Vizinhos, a Sadia exige trabalho em todos os domingos no transporte de aves e ração. “Nos últimos seis meses foram trabalhados quase todos os domingos, chegou-se a trabalhar por seis domingos seguidos sem nenhuma folga”, explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Dois Vizinhos (Sintrodov), Alcir Ganassini.

O Sintrodov vem a mais de quatro anos tentando resolver a situação de forma amigável. Segundo o presidente da entidade foram varias as tentativas de resolver a situação de forma negociada. “Inicialmente fizemos reuniões conjuntas entre o Sintrodov, Sindivale e a Sadia, e sempre se chegava a um acordo que não era cumprido pela Sadia, até o Ministério Publico do Trabalho interferiu nesta negociação a pedido do Sintrodov. Destas audiências foram várias as propostas colocadas nas atas para serem cumpridas o que na prática não acontecia”, diz Ganassini.

A categoria sempre foi informada pelo Sintrodov do que foi acordado nestas reuniões e audiências, gerando grande expectativa por parte dos trabalhadores de que logo suas reivindicações seriam atendidas. Como na prática isso não acontecia, a categoria foi se inflamando o que culminou nesta paralisação. “Lembramos que não foi uma greve, foi apenas a paralisação do trabalho aos domingos para garantir o direito dos trabalhadores. Temos garantido por lei o Descanso Semanal de 35 horas consecutivas, e deste direito não abriremos mão”, explica Alcir.

A Diretoria do Sintrodov deu todo o apoio à categoria e lembra que se não for atendida suas reivindicações, aí sim poderá ser deflagrada uma greve por tempo indeterminado, inclusive com a possibilidade de ampliação para outras atividades da empresa. “Estamos abertos para o diálogo, mas não abriremos mão do direito de descansar às 35 horas consecutivas conforme previsão legal. Tivemos apoio até de alguns avicultores que estavam sem ração. Estes trabalhadores também sofrem com a falta de ração por culpa única e exclusivamente da empresa Sadia. Os motoristas ficam até seis horas por dia sem ração para transportar por culpa de uma fábrica obsoleta e ultrapassada que a Sadia tem na Unidade Dois Vizinhos. Nós, Motoristas, queremos alertar a população em geral, que não somos a favor de greve ou paralisação. Queremos trabalhar, mas acima de tudo queremos respeito e cumprimento das normas legais. Usamos este direito de paralisação para mostrar nossa indignação com a falta de respeito que estamos sofrendo aqui em Dois Vizinhos”, diz nota do Sintrodov.