NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Principal reivindicação é de aumento salarial e redução da jornada de trabalho. Como não houve acordo com a prefeitura, paralisação será mantida

A prefeitura e os motoristas e cobradores do transporte público de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, não chegaram a um acordo e os trabalhadores decidiram manter a greve nesta quarta-feira (7). A paralisação será retomada a partir das 9 horas da manhã desta quarta-feora e vai afetar os 46 mil moradores da cidade que usam o transporte coletivo todos os dias.

Os trabalhadores decidiram entrar em greve para cobrar uma série de reivindicações, entre elas, o aumento salarial e a redução da jornada de trabalho. Segundo o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (FozTrans), o salário dos funcionários do transporte público da cidade é um dos melhores do estado. Um motorista, entre salários e benefícios, chega a receber R$ 1.632,40. Já o cobrador, recebe R$ 1.013,80.

De acordo com o telejornal ParanáTV 2ª Edição, da RPCTV, a categoria está descontente com os valores, quer um aumento e afirma que ganha mais porque trabalha mais. Na cidade, a jornada de trabalho deles é de sete horas diárias. Eles querem uma redução na jornada, para trabalhar seis horas por dia. O FozTrans teme que essa redução possa trazer aumentos para o custo da passagem.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu também quer a garantia de que nenhum trabalhador será demitido por conta da paralisação.