NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Após uma denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracon) das condições precárias do alojamento dos trabalhadores da Construtora Veloso, que está construindo 727 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, o Ministério Público do Trabalho (MPT) firmou, na última sexta-feira (8), um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a empresa para que as instalações sejam arrumadas imediatamente. Além deste problema, o MPT verificou ainda que a construtora aliciou trabalhadores vindos do Maranhão e a terceirização do serviço. Estes dois itens permanecem sob investigação.

O procurador do MPT responsável pelo caso, Alberto Emiliano de Oliveira Neto, conta que o TAC deve ser cumprido imediatamente e que as condições do local eram muito ruins. “O lugar destinado aos trabalhadores estava bem precário. Não havia higiene, principalmente nas instalações sanitárias e no local de refeições, o espaço era muito pequeno e o mobiliário do alojamento não tinha condições de uso. Acertamos então este acordo extra-judicial e esperamos que a empresa cumpra o determinado”, informa.

A obra em execução contava com 300 servidores, dos quais 120 vieram do estado do Nordeste. Oliveira Neto diz que a empresa pagou todas as verbas rescisórias destas pessoas, bem como a passagem de volta para seu lugar de origem. “Foi nos passado esta situação, mas iremos apurar para confirmar se isto ocorreu. Vamos ficar de olho para que a Construtora Veloso não repita este procedimento. Além disso, é de responsabilidade deles contratar os trabalhadores e não fazer esta terceirização”, conclui.

Fonte: O Estado do Paraná