NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

fotoseminarioA NCST/PR – Nova Central Sindical de Trabalhadores do Paraná participou nesta sexta-feira (26) às 8h00 no Auditório do Mercado Municipal, do 1º Seminário em Saúde do Trabalhador realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Municipal de Curitiba, através de seus representantes Ilson Kondratoski – Presidente do Sindimármore e Integrante do Conselho Fiscal da NCST/PR, Luiz Dobrzanski – Secretário de Finanças do Sindimármore e Ermínio Ferreira Santana – Secretário Geral do STI Cerâmicas Campo Largo.

Em palestra ministrada pelo professor Zuher Handar – Médico do Trabalho do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador – o evento debateu sobre o Papel do SUS na proteção e Promoção da Saúde do Trabalhador.

 

Na explanação foi colocada a falta de treinamento dos médicos do SUS, que ao atender os pacientes não investigam a causa da doença apresentada pelo trabalhador.

Através de estudos já comprovados 90% (por cento) dos pacientes atendidos pelo SUS têm doença relacionada com o trabalho, de 2.600 (dois milhões e seiscentas) mortes por ano de doença e/ou acidente de trabalho, somente 355 (trezentas e cinqüenta e cinco mil) não tem relação com o trabalho. De acordo com a Lei 8080 de 19 de Setembro de 1990, em seu § 1º – O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

No entanto, hoje os profissionais da saúde do trabalhador não têm treinamento adequado conforme a demanda, tendo em vista o elevado número de trabalhadores morrendo em decorrência de enfisema pulmonar. Não se diagnostica a doença causadora do enfisema, e com isto as empresas continuam explorando a mão-de-obra barata sem fornecer EPI,s conforme as NR ou CCT exigem. É preciso que os Sindicatos, Federações, Centrais Sindicais e Universidades participem dos eventos que discuta a saúde do trabalhador e cobrem do estado medidas que atendam as necessidades da classe operaria.  

 

fotoeseminario2
Ilson Kondratoski, Zuher Handar e Luiz Dobrzanski