Novo piso regional foi discutido entre Trabalhadores, empresários e políticos em Audiências Públicas realizadas em Maringá e Londrina. Diretores e Filiados da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná – NCST/Paraná, estiveram na manhã de ontem, em Maringá, onde apresentaram sugestões de emendas para o projeto de reajuste e regulamentação do salário mínimo regional do Paraná.
Diretores e Filiados da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná – NCST/Paraná e da FETRACONSPAR – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário, estiveram na manhã de ontem, em Maringá, onde apresentaram sugestões de emendas para o projeto de reajuste e regulamentação do salário mínimo regional do Paraná.
Os representantes sindicais de trabalhadores têm convicção de os novos pisos vão estimular o consumo, e não o desemprego, já os empresários alegam que o novo mínimo terá impactos negativos na economia,durante a tarde, em Londrina foi realizada a última audiência pública sobre o assunto.
O governo propôs reajuste de 9,5% a 21,5% para o piso mínimo regional. Junto com os novos índices, o governo encaminhou à Assembleia Legislativa uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que torna permanente o piso regional, implantado em 2006.
O presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Denilson Pestana, diz que a aprovação da PEC vai beneficiar empregadores e empregados. “As empresas saberão o reajuste do próximo ano e o trabalhador não ficará à merce do novo governador.”
Segunda-feira é dia de votação:
Segundo Luiz Claudio Romanelli (PMDB) líder do governo e relator da proposta de reajuste, as idéias apresentadas na audiência serão levadas para discussão entre os deputados.
A proposta será votada na segunda-feira. Se aprovada, a PEC vai estabelecer critérios para o reajuste do mínimo, que ficará entre R$ 663 e R$ 765 – será o maior do País. Hoje, o método de cálculo é definido a cada ano.
|
|
||||
Presidente da NCST/Paraná em discursos |
Confira a Lista de Presença das Audiências Públicas:
Confira as fotos das Audiências Públicas:
MARINGÁ
LONDRINA: