NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Índice de setembro foi inferior ao de agosto, aponta sondagem da CNI.
Indicador de crescimento do setor recuou de 50,1 pontos para 48 pontos.

O nível de atividade da indústria da construção civil caiu em setembro, no segundo mês consecutivo sem expansão da atividade, de acordo com sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta segunda-feira (31).

O indicador de crescimento do setor recuou de 50,1 pontos, em agosto, para 48 pontos, em setembro. Em julho, o nível de atividade ficou em 51 pontos. O indicador varia de zero a 100, sendo que valores acima de 50 pontos mostram expansão econômica.

Segundo a CNI, a queda na atividade confirma o desaquecimento do segmento industrial, que encerrou o trimestre com o nível de atividade abaixo do usual, sobretudo no setor de construção pesada, ou seja, de obras de infraestrutura.

A redução do nível de atividade foi puxada principalmente pelas empresas de grande porte, que apresentaram queda de 53,1 pontos em agosto para 47 em setembro. Em relação a setembro do ano passado, a redução nas grandes empresas foi de 9,1 pontos.

“Para os próximos seis meses a expectativa ainda é de crescimento na atividade, independente do indicador. Contudo, esse otimismo está bem menos disseminado entre os empresários de Obras de infraestrutura”, destacou a CNI, no relatório.

O indicador do número de empregados também mostra que a indústria da construção reduziu o número de funcionários. O índice recuou de 49,5 pontos para 47,8 pontos.

Em outubro, o otimismo do empresário da indústria da construção manteve-se no mesmo patamar do apurado na pesquisa do mês anterior. As expectativas para os próximos seis meses são de crescimento, ainda que o otimismo esteja menos disseminado que em igual período do ano passado.

O indicador que mede a expectativa do setor para os próximos seis meses passou de 56,2 pontos , para 57 pontos.

A sondagem foi realizada com 353 empresas entre  3 e 18 de outubro de 2011.