NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

desfilelondrina37Cerca de 50 mil pessoas, entre participantes e observadores, estiveram presentes do desfile cívico do dia 7 de setembro em Londrina. O evento foi marcado pelo encerramento da Semana da Pátria, que foi iniciada no dia 1º, e contou com o hasteamento da Bandeira nacional todos os dias no paço.

O desfile foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e tinha como tema “Com determinação e persistência, realizamos nossos sonhos”. Oito mil pessoas de diversas escolas, forças policiais e entidades passaram pela Avenida Leste-Oeste.

A classe dos trabalhadores foi representada pela Nova Central Sindical de Trabalhadores e pelo Sintracom Londrina, que levaram para a Avenida 215 pessoas, sendo uma escola de samba, jovens da comunidade e trabalhadores da base, que exaltaram a importância do trabalhador na construção da sociedade, contando sua história, lutas e o importante papel que desempenha. Para o presidente das entidades – Denílson Pestana da Costa, o evento foi de extrema importância, pois marca a participação do trabalhador e levanta a bandeira da Jornada Nacional de lutas, que defende os direitos dos trabalhadores, entre eles, a reivindicação da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução do salário, regulamentação da terceirização para garantir os direitos dos trabalhadores, o fim do fator previdenciário-cálculo que reduz os benefícios de quem se aposenta mais cedo, por tempo de contribuição, aplicação de 10% do PIB na Educação, regulamentação da Convenção 151 da OIT e ratificação da Convenção 158, entre outras.

 

Outros dois grupos estiveram presentes no desfile. A “Passeata pela moralização da política londrinense” reuniu cerca de trinta pessoas, com máscaras e faixas. Eles se reuniram no Teatro Ouro Verde e seguiram até a Avenida Leste-Oeste, onde se postaram em frente ao palanque das autoridades.

400 pessoas participaram da 14ª edição do Grito dos Excluídos, promovido pela Igreja Católica e movimentos sociais. Este ano, o tema que permeia o movimento é “A Terra grita pela vida e nós gritamos pela vida do povo de Londrina”.

Com 75 grupos desfilando, o evento foi marcado pela variedade, incluindo alusões ao Centenário da Imigração Japonesa e às Olimpíadas.

O desfile contou ainda com os tradicionais grupamentos do Exército, polícias Civil, Militar e Rodoviária e 27 escolas municipais (urbanas, rurais e CMEIs), totalizando 2.500 alunos, e um colégio estadual. Ainda participaram, dois mil representantes da sociedade civil, 800 de corporações militares, mil servidores municipais, 100 animais, 148 veículos, além de 85 entidades inscritas. No total,  oito mil pessoas desfilaram na avenida.

A responsabilidade pela segurança no local contou, além da ajuda da Guarda Municipal, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

{gallery}desfilecivicoemlondrina{/gallery}