NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

fotos_debate_parceria_publicas_e_privadas_17_09_2011_017A Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná, participou na manhã desta segunda-feira (19), através de seus representantes, Ilson Kondratoski – Presidente do Sindimármore e Integrante do Conselho Fiscal da NCST/PR, Luiz Dobrzanski – Secretário de Finanças do Sindimármore e Ermínio Ferreira Sant´ana – Secretário Geral do STI Cerâmicas de Campo Largo, do debate sobre Modelos de Gestão e as PPP´s – Parcerias Público-Privadas. O evento promovido pelo Deputado Elton Welter do (PT) foi realizado no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.

 

No debate foram ouvidos os senhores:

Raul Pont – Deputado Estadual e ex-prefeito de Porto Alegre (PT/RS);

Simão Pedro – Deputado Estadual (PT/SP);

Luiz Carlos da Silva – Sociológico e Especialista em Gestão Pública (MG).

Na explanação foram abordadas as experiências administrativas do PSDB nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Raul Pontes afirmou que quando o governo da situação não consegue financeiramente construir obras que atenda sua população, devem-se passar estas construções para as empresas de Parcerias Público-Privadas, mas nunca devemos entregar o estado em suas mãos, ele citou exemplo como o pedágio no Rio Grande do Sul, onde a concessão de estradas a iniciativa privada foi uma vergonha para o estado, a concessão veio apenas para dar lucros espantosos, no contrato não regia, por exemplo, que as concessionárias deveriam construir se quer um metro de asfalto, disse ainda que as concessionárias entraram na justiça com pedido de interdito proibitório, onde a população não poderia sequer aproximar das praça de pedágio para fazer manifestação contraria aos valores cobrados, por outro lado está mais aliviado pois, este contrato termina em 2013.

Simão Pedro Deputado Estadual Petista de São Paulo, disse que no estado as coisas não andam bem, com as Parcerias Público-Privadas, Alckmin e seus sucessores não promoveram se quer 01 (um) Km de linha para os metrôs, além disso o valor cobrado por passageiro é muito alto comparando com as condições de transportes, a superlotação nos metrôs demonstra a falta de respeito com a população, o lucro da concessionária é altíssimo comparando com o investimento no transporte, nas rodovias não é diferente o estado entregou nas mãos das concessionárias uma rodovia de ótima qualidade, tudo feito com dinheiro público, desde então as concessionárias só tem lucrado, em 1997 o estado tinha 40 (quarenta) praças de pedágio, hoje temos 227 (duzentos e vinte e sete), podendo até se chamar de pontos de arrecadação, estas praças arrecadam R$ 168,00 (cento e sessenta e oito reais) por segundo.