NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

À Editoria da Agência Câmara
Vimos manifestar a nossa discordância com relação ao título da matéria sobre a audiência pública realizada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, sobre a contribuição sindical. Trata-se de manipulação lamentável, tal como fez a Rede Globo na época do debate Lula e Collor, manipulando a informação.
 
Diz o título da Agência Câmara de Notícias e do Jornal da Câmara: “CUT e Ministério Público do Trabalho defendem fim do imposto sindical”.
 
De início, a expressão “imposto sindical” tem caráter pejorativo para desclassificar a grande maioria do movimento sindical de trabalhadores que defende a contribuição sindical, como ferramenta de custeio do sistema sindical. Há mais de 20 anos o termo legal, oficial e constitucional é “contribuição sindical”, sendo que a denominação de imposto é feita, justamente, para provocar e tripudiar.
 
Lamentável que a Agência Câmara que, com certeza conhece essa situação, utilize esse tipo de expediente para desinformar os leitores das suas mídias.
 
Mas, o que é mais grave, é o título em si, com absoluta manipulação do texto para favorecer a CUT. Qualquer aprendiz de jornalismo saberia que o fato principal dessa matéria, assinalado no texto, é o apoio quase unânime das entidades sindicais à manutenção da contribuição sindical, o que, inclusive foi motivo de surpresa do deputado Augusto Coutinho (DEM-PE) que vai levar em consideração essa realidade para o seu relatório.
Neste sentido, o título justo poderia ter sido, por exemplo:
 
“Posição quase unânime das entidades sindicais de trabalhadores e patronais na CTASP é favorável à contribuição sindical.”
“CUT e Ministério Público do Trabalho são contrários à medida”
Porém, parte do texto da matéria e, principalmente, o título, têm a nítida intenção manipulatória para destacar a posição da CUT.
Não pedimos nenhum favorecimento quanto à posição defendida pela Nova Central Sindical de Trabalhadores, mas, não aceitamos esse tipo de manipulação que é um exemplo negativo de mau jornalismo.
Respeitamos as posições de todos, mesmo porque consideramos que as divergências são inerentes à democracia e à sociabilidade humana, porém, repudiamos as manipulações que visam beneficiar pontos de vista com os quais os editores se identificam.
 
Somos, por princípio, defensores intransigentes da liberdade de imprensa, não aceitamos controles sobre o direito de informar, mas, defendemos, também, a responsabilidade profissional de todos os meios de comunicação quanto ao mau uso dessas informações o que, lamentável e infelizmente, ocorreu com a manipulação da notícia sobre a Audiência Pública da CTASP, para favorecer a CUT.
 
Que essa prática seja evitada em futuras publicações.
José Calixto Ramos – Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores
Sebastião Soares – Diretor Nacional de Comunicação da NCST