NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Nova Central Sindical entra no ritmo do samba e faz rima com o Carnaval

Texto: Mario Fragoso MTE-PR-2582

“Nova Central, CNTI, Fetraconspar também está aqui;

E o Sintracom com um brado forte sem temor;

40 horas já pro trabalhador;

Para o operário segurança, sem exploração;

Importante é construir o cidadão”.

Os versos acima serão cantados na passarela do samba de Londrina, no próximo domingo, dia 14, durante o desfile das Escolas de Samba londrinenses. O enredo do carnavalesco Benevidis, da Escola de Samba Explode Coração, agremiação que tem ligação com as Zonas Norte e Oeste de Londrina, resgata a história do sindicalismo brasileiro, desde as primeiras ações desenvolvidas pelos anarquistas ao final do Século XIX, passa por Getúlio Vargas e deságua na luta atual pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

 

Como não poderia deixar de ser, a Nova Central é citada na letra do samba enredo composto a quatro mãos por Benevidis e o presidente da entidade no Paraná, o Carpinteiro Denílson Pestana da Costa, que desfilará no alto de um dos carros alegóricos da Escola. “Será o terceiro ano que desfilarei na Explode Coração, mas este ano de 2010, para nós trabalhadores é especial,  porque é a nossa história de vida e de nossas lutas que será contada e cantada na passarela”, disse Denílson.

 

Por isso, ele aproveita a ocasião para convidar os dirigentes das entidades filiadas à Nova Central a marcarem presença no sambódromo londrinense. “O Sintracom-Londrina terá um camarote especialmente preparado para receber os foliões, principalmente os sindicalistas, que queiram acompanhar o desfile das escolas de samba de Londrina”, informa.

 

Evoé! – O presidente da Nova Central Paraná ressalta a importância de todos, cujas religiões permitam, aproveitarem bem os momentos de lazer e diversão, como o carnaval e outras festas populares, “para recarregar as baterias para as lutas que teremos pela frente ao longo do ano.” E luta não há de faltar. Ainda este mês será dada a largada nas campanhas salariais, seguiremos na luta pela redução da jornada de trabalho e pela aprovação da PEC que transforma o Piso Mínimo Regional em lei.

 

A letra do samba enredo pode ser conferida ao final deste texto. Recorte, imprima, acesse a página www.sintracomlondrina.com.br, ouça e aprenda a cantar o samba que foi feito em homenagem a todos os trabalhadores. “Aplausos, aos trabalhadores do Brasil / quem sabe faz a hora não espera acontecer / quem samba com graça, agita a massa / e põe essa nação para crescer…” Evoé, evoé, evoé! Esta é a saudação carnavalesca do Rei Momo, pois a interjeição evoé significa intensa alegria, entusiasmo e exaltação.