NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A indústria da construção civil é um dos setores mais afetados com a falta de mão de obra qualificada e com os maiores índices de acidentes de trabalho. Sondagem realizada neste ano com 385 empresas do gênero pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 85% sofrem com a escassez de trabalhadores qualificados, especialmente nas funções básicas como marceneiro, pintor, pedreiro e servente. Ao mesmo tempo, dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que o Brasil ocupa o quarto lugar mundial em acidentes de trabalho. Morrem em média sete trabalhadores por dia e 36 ficam com graves sequelas. Muitas dessas ocorrências se dão na área da construção civil.
Talvez esse número expressivo de acidentados seja reflexo da falta de mão de obra especializada, reclamação da maioria das grandes construtoras, que afirmam não encontrar técnicos especializados para o setor. Operários despreparados, resultam em mais problemas nos canteiros de obras.
Com o boom da construção civil em todo o país nos últimos anos, empresas que atuam no setor passaram a buscar soluções ou mesmo alternativas para, pelo menos, amenizar a falta de mão de obra e a segurança dos trabalhadores em obras. Com a convicção de que em alguns casos a mão humana pode ser substituída pela tecnologia, a Via Trade e o Grupo Baram saíram na frente.
Estabelecida em Balneário Camboriú, onde há uma virtuosa expansão imobiliária, a ViaTrade é responsável pela importação e pela distribuição de marcas exclusivas de equipamentos para agilizar o trabalho no canteiro de obras.
O diretor da empresa, Cristiano Winckler, acredita que o nível de qualidade da mão de obra é essencial para suprir a demanda e, especialmente, manter a competitividade com outras empresas. “Através da utilização de novas tecnologias em máquinas e equipamentos, os nossos clientes têm obtido resultados eficientes, agilizando o processo de execução das obras com produtos inovadores e de alta qualidade e amenizando essa crise que o mercado atravessa”, explica.
Também para suprir a demanda de falta de pessoal, o Grupo Baram, uma empresa com matriz em Esteio e parque industrial em Sapucaia do Sul – as duas cidades na região Metropolitana de Porto Alegre (RS) -, criada em 2000, de olho nesse nicho de mercado, passou a produzir equipamentos para agilizar as tarefas mais comuns na construção civil, como aplicar a argamassa em paredes ou dar acabamento com gesso ou reboco. Além de andaimes, produz minigruas, dutos para entulhos, guinchos e balancins.