NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O serviço Social do Distrito Federal (Seconci-DF) está realizando apresentações teatrais em canteiros de obras de empresas associadas. De maneira informal e divertida, as questões de segurança e saúde do trabalhador são abordadas em cinco peças que tratam assuntos como uso de equipamentos de segurança, prevenção de doenças e alcoolismo. “A gente consegue levar uma informação de forma descontraída e com fácil entendimento para esses trabalhadores. Há uma interação dos atores durante as apresentações que facilita o recebimento dessas informações”, explica a gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira.

As apresentações teatrais nos canteiros começaram depois que um funcionário do Seconci-DF assistiu a uma peça teatral .Na peça, um eletricista fica paraplégico depois de sofrer um choque elétrico por não usar os equipamentos de segurança obrigatórios. As peças tratam temas de interesse dos trabalhadores de forma interativa e bem humorada, o que facilita o entendimento das questões de segurança e saúde dentro dos canteiros de obras.

O projeto é feito em parceria com Companhia teatral H²O, que, desde 2008, já se apresentou para mais de 200 mil trabalhadores da construção civil.