NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O senador democrata Patrick Leahy, de Vermont, e o Departamento de Estado Norte-Americano resolveram sua disputa sobre os fundos milionários dos Estados Unidos para programas que favoreçam uma mudança de governo em Cuba.

O fim da controvérsia, em meio ao debate para elevar o teto da dívida norte-americana, permitirá ao governo de Barack Obama um investimento de 200 milhões de dólares nesses programas subversivos.

O senador Patrick Leahy havia bloqueado o dinheiro. Em um comunicado à agência The Associated Press, nesta terça-feira (2), ele afirmou que liberou os fundos depois de receber mais informações da dependência sobre como o dinheiro era usado.

O programa de Cuba, estabelecido em 1996, esteve sujeito a uma investigação por repórteres que sugerem que os receptores da ajuda empregaram inadequadamente os fundos que o governo dos Estados Unidos fez uma escassa supervisão.

O senador John Kerry, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, admitiu que este tipo de programa tem custado cerca de US$ 150 ao contribuinte norte-americano, e solicitou que a Oficina de Supervisão do Congresso (GAO, em inglês), que investigou uma suposta fraude e abuso desse tipo de programa no passado, realize outra investigação “sobre a base legal e a eficácia dessas operações”.