NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Levantamento feito com 1,2 mil especialistas econômicos da iniciativa privada, de governos, de ONGs e do mundo acadêmico mostra que 70% deles permanecem pessimistas quanto às perspectivas de recuperação da economia mundial.

De acordo com a segunda edição do Global Confidence Index (Índice de Confiança Global, em tradução livre), divulgado nesta quarta-feira pela organização do Fórum Econômico Mundial, há baixas expectativas quanto ao “estado da economia global e da governança global ao longo do próximo ano”, demonstrando falta de confiança nas lideranças políticas para lidar com o cenário econômico.

A pressão sobre lideranças políticas europeias já resultou em trocas de governo na Grécia e na Itália, ambos países afetados por crises da dívida.

Os índices da edição atual do Global Confidence Index são semelhantes ao observados na edição anterior, divulgada em setembro.

Quando questionados sobre a capacidade de cooperação global para encontrar saídas para a crise, 30% dos participantes se disseram confiantes, contra apenas 20% na pesquisa anterior.

‘Soluções políticas críveis

“Olhando para a situação europeia, fica claro que o otimismo quanto à economia global voltará quando os desafios econômicos estruturais forem enfrentados com soluções políticas críveis”, disse em comunicado Lee Howell, diretor-gerente do Fórum Econômico Mundial.

A pesquisa é feita com membros da iniciativa privada e instituições públicas que são parte dos conselhos do Fórum. A próxima edição doGlobal Confidence Index será divulgada em 23 de janeiro, dois antes da tradicional reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos.