NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Sindicato alega que condições de trabalho eram impróprias. Construtora diz que atende às normas de segurança vigentes.

Dois operários da Construtora Tenda caíram do quarto andar de um prédio em construção no município de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, na última quarta-feira (31). De acordo com o diretor de obras do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem e Manutenções (SindTiCCC-Ba), Antônio Cosme, os operários não estavam usando todos os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) necessários no momento do acidente.

O sindicalista diz que as vítimas estavam sem o cinto de segurança, equipamento que, segundo ele, poderia ter evitado o acidente. De acordo com Antônio Cosme, os operários estavam trabalhando em andaime montado de forma irregular sob uma laje, que havia sido concretada um dia antes do acidente. Ele alega ainda que não foi realizada uma verificação adequada do local antes dos operários iniciarem o trabalho.

Em nota enviada ao G1, a assessoria da Construtora Tenda informou que lamenta o ocorrido e que todas as medidas necessárias foram tomadas no intuito de socorrer seus funcionários. A construtora diz ainda que o canteiro de obras atende a todas as exigências e normas técnicas de segurança.

Segundo o diretor do SindTiCCC-Ba, um dos funcionários foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e outro para o Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas. Apesar das fraturas, os operários não correm risco de morte.

Confira a íntegra da nota emitida pela Construtora Tenda:

A Construtora Tenda lamenta a fatalidade ocorrida em sua obra em Lauro de Freitas e se solidariza às famílias dos dois funcionários envolvidos. Os operários foram prontamente socorridos e encaminhamos para um hospital próximo, onde estão tendo toda a assistência e não correm riscos de morte.

A construtora reforça que, assim como todos os outros 20 canteiros que mantém na Bahia, a obra atende aos mais exigentes parâmetros e normas técnicas de segurança vigentes, prática considerada essencial e prioritária pela construtora nos seus mais de 40 anos de tradição. As causas do acidente ainda serão apuradas, e a companhia está à disposição da perícia para prestar todos os esclarecimentos a respeito.

A Tenda ressalta ainda que acompanhará a recuperação de seus funcionários, prestando toda a assistência necessária a eles e às suas famílias.