NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2) executou no ano passado 21 por cento do total de desembolsos estimados até 2014, informou nesta quarta-feira a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, durante o balanço de um ano do PAC 2.
 
Segundo o documento, já foram pagos 204,4 bilhões de reais em investimentos no ano passado, dos quais 142,8 bilhões equivalem a ações já finalizadas.
 
O balanço mostra ainda que, em termos de volume financeiro, 7 por cento das obras do PAC2 estavam concluídas em dezembro, acima dos três por cento em setembro.
 
Os empreendimentos em ritmo adequado representavam no fim do ano 83 por cento do total, com oito por cento em estado de atenção e dois por cento consideradas preocupantes pelo governo.
 
LEILÕES ADIADOS
 
Um dos projetos que, segundo o governo, está em ritmo adequado é a concessão à iniciativa privada de 1.754 quilômetros em trechos das rodovias BR 040 e BR 116.
 
Entretanto, o balanço do PAC adiou a previsão dos dois leilões. No caso da licitação da BR 040, o adiamento foi de seis meses, para janeiro de 2013.
 
A licitação da BR 116 também foi postergada de meados de julho, previsão anterior, para novembro de 2012.
 
Não há explicações, no balanço do PAC, para o adiamento. Mas na semana passada uma fonte do governo já havia antecipado à Reuters que as licitações poderiam ser postergadas porque estava havendo um processo de revisão, para cima, das exigências de investimentos nessas futuras concessões.
 
O novo montante ainda não é conhecido, mas a expectativa inicial, que ainda consta do balanço do PAC é de 3,4 bilhões de reais na BR 116 e de 2,52 bilhões de reais na BR 040.
 
O trecho da BR 040 a ser licitado vai de Brasília (DF) à Juiz de Fora (MG). O da BR 116 liga a divisa de Minas Gerais com a Bahia à divisa Minas-Espírito Santo.
 
FERROVIAS
 
O ministro dos Transporte, Paulo Sérgio Passos, disse durante o balanço do PAC que a obra da ferrovia Norte-Sul deverá chegar ao município goiano de Anápolis até o fim do primeiro semestre deste ano.
 
“Quando a ligação de Açailândia (MA) à Anápolis estiver pronta, teremos mais de 1.500 quilômetros prontos para operação”, disse Passos.
 
Já o projeto do trem-bala -outro que aparece como “adequado” no PAC apesar de seguidos adiamentos- deve ter seu primeiro leilão até o fim de novembro.
 
Nesse leilão, será escolhido o futuro operador do serviço.
 
Apesar de ter mantido a previsão mais recente de fazer esse leilão em novembro, o governo mudou de abril para junho a expectativa para a publicação do edital.
 
DIVISÃO DOS RECURSOS
 
Do total de 204,4 bilhões de reais já executados no PAC 2, 75,1 bilhões de reais foram destinados a financiamento habitacional, 60,2 bilhões de reais foram alocados por empresas estatais, 35,3 bilhões de reais pelo setor privado e 20,3 bilhões de reais vieram do Orçamento da União.
 
Outros 10 bilhões de reais são referentes ao programa Minha Casa, Minha Vida, 2,7 bilhões de reais de financiamento ao setor público e 800 milhões de reais em contrapartidas de Estados e municípios.