NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Em pronunciamento nesta terça-feira (2), o senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou-se favoravelmente à medida anunciada pelo governo de desoneração de 20% sobre a folha de pagamento das empresas. Para o senador, a desoneração da folha das empresas, implicando em uma renúncia de receita por parte da Previdência Social comprovaria a tese defendida por ele de que a instituição é superavitária, ao contrário do que se afirma em diversos setores.

Dessa forma, afirmou, o governo deveria pensar agora no reajuste dos aposentados e no fim do fator previdenciário, que incide sobre os pedidos de aposentadoria.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cumprimentou Paulo Paim pelo pronunciamento. Já o senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO) disse que o principal problema hoje da Previdência Social é de gerenciamento.

Acordo

Em seu pronunciamento, Paulo Paim também saudou acordo assinado entre a Secretaria de Trabalho do Rio Grande do Sul e o Ministério do Trabalho uruguaio para garantir os direitos trabalhistas e previdenciários aos trabalhadores da faixa de fronteira.

O acordo foi firmado recentemente na cidade gaúcha de Santana do Livramento, com a presença de autoridades dos dois países. A intenção é divulgar e promover informações a todos os trabalhadores sobre os seus direitos, além das diretrizes já confirmadas em acordos internacionais e negociações bilaterais entre o Brasil e o Uruguai.

Nos próximos dias, disse Paim, todas as seis cidades que ligam o Rio Grande do Sul ao Uruguai receberão a feira laboral, por meio da qual os trabalhadores locais receberão informações sobre a iniciativa.