NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Durante esta década, o Brasil atingirá sua maior PEA (População Economicamente Ativa) da história com 144 milhões de pessoas no mercado. O número representa incremento de 10% na força de trabalho, que atualmente soma 130 milhões de pessoas. A previsão foi divulgada nesta quarta-feira pela Fecomercio-SP (Federação dos Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
 
O estudo da entidade aponta que, em 2020, a população brasileira terá 207,1 milhões de pessoas. “A estimativa é de que o PIB (Produto Interno Bruto) do País cresça 40% neste período, atingindo R$ 5,4 trilhões, aumento de 40% em relação à previsão para 2011”, pontua o assessor econômico da Fecomercio, Fábio Pina.
 
No mesmo ano, o consumo das famílias, que hoje representa cerca de 60% da produtividade brasileira, será de quase 70%. A tendência do Brasil é subir mais que a média mundial. Nesse cenário, a classe C, que representa mais da metade da população, seguirá como propulsora do consumo. Hoje, ela responde por mais de R$ 1 trilhão em consumo, com 51% da renda das famílias.