Conforme levantamento, foram 70.927 mil vagas formais de trabalho criadas no estado durante período.
Por g1 PR e RPC — Curitiba
O Paraná é o 7º estado que mais abriu postos de trabalho no primeiro semestre de 2023, segundo uma pesquisa feita com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
A pesquisa leva em conta o número de vagas formais criadas no estado e a população estimada pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o levantamento, foram 70.927 mil vagas formais de trabalho criadas no estado durante o período.
Delas, 40.791 são do setor de serviços. Em seguida, estão 12.280 na indústria, 10.781 na construção e 3.958 no comércio.
Segundo especialistas, a retomada dos empregos deve se manter ao longo do segundo semestre, porém, não com o mesmo fôlego.
De acordo com a diretora de Fomento e Renda da Secretaria de Estado do Trabalho, Adriana Kampa, a qualificação dos profissionais é um dos caminhos fundamentais para o desenvolvimento da economia.
“Você precisa ter qualificação. Então a quantidade de cursos, formatos de qualificação, – ensino a distância, presencial, parte que possa fazer de forma híbrida –, é fundamental, porque você atende a todos os públicos”, reforça Kampa.
Cidades movidas pelo agronegócio
A nível nacional, o levantamento indica que a lista das 50 cidades brasileiras que mais geraram emprego no primeiro semestre de 2023 são municípios movidos pelo agronegócio.
A previsão é que a atividade corresponda a 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2023.
“Ele está gerando vagas diretamente, mas também de maneiras indiretas em outros setores, se a gente for pensar no setor da indústria, de processamento de algumas matérias primas…”, explica o economista Bruno Imaizumi.
Cidades paranaenses
A primeira cidade paranaense da lista dos municípios que mais geraram emprego aparece na 104ª posição, sendo Porto Amazonas, nos Campos Gerias do estado.
