NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

eleições paranaenses serão disputadas por 922 candidatos, de acordo com informação divulgada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O número é 11% maior do que o total de 2006, quando também houve eleições estaduais. Na ocasião, foram 825 candidatos.

O TRE afirma que haverá sete candidatos ao governo do estado e 12 ao Senado. Isso implica ainda a candidatura de mais 31 pessoas, que ocupam postos de vice e de suplente de senador. No caso do governo, houve diminuição em realção a 2006: eram 11 candidatos na última eleição. Para o Senado, houve aumento. Nesse caso, há uma explicação simples. Em 2006, havia 9 candidatos disputando, mas apenas uma vaga em jogo. Agora são 12, mas há duas vagas.

O número de candidatos a uma vaga de deputado federal cresceu 12%. Na última disputa, foram 258 inscrições. Neste ano, segundo o TRE, foram 289 registros. O estado continua com o mesmo número de cadeiras na Câmara dos Deputados: são 30. Com isso, a média de candidato por vaga subiu de 8,6 para 9.

Para a Assembleia, o aumento de procura foi semelhante. Em 2006, havia 518 candidatos. Desta vez, são 583. O aumento é de 12,5%. A média de candidato por vaga vaga subiu de 9,6 para 10,7. A Assembleia tem 54 deputados.

A lista completa com o nome dos candidatos ainda não havia sido divulgada oficialmente pelo TRE até o fechamento desta edição. A expectativa é de que nomes hoje estejam no site www.tre-pr.gov.br, dentro do Diário da Justiça.