NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Mesmo com os descontos para pagamentos dos impostos de início de ano, o parcelamento ainda é realizado por boa parte dos contribuintes. A funcionária pública Claudia Cavatorta de Azevedo há anos utiliza o mesmo planejamento para pagar as diversas contas de início de ano. 
Junto com seu marido, ela prioriza o pagamento do material escolar de sua filha Ana Laura. ”Isso que a lista do material escolar diminuiu bastante agora, pois ela foi para a 6 série. Mesmo assim, é um mês bem complicado, de férias e viagens. Até agora, nós já gastamos por volta de R$ 1.300”, calcula ela. 
Por isso, a funcionária pública não pensa duas vezes em pagar tanto o IPVA quanto o IPTU no maior número de parcelas possíveis. ”O desconto não vale a pena, então dividimos mesmo”, relata. Claudia salienta também que suas contas de cartão de crédito geralmente dobram nesta época, principalmente devido à compra de presentes. ”Neste caso não tem jeito, pagamos o boleto integralmente. Até porque janeiro não é um mês que fico economizando, se desejar alguma coisa, não hesito em comprar no cartão.”