NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Peritos do mercado financeiro previram hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescerá 3,10 por cento em 2011, uma redução de 0,06 pontos percentuais em comparação com o estimado da semana anterior.
 
De acordo com o boletim Focus, publicação semanal do Banco Central, os analistas começaram a diminuir seus prognósticos sobre o comportamento da economia desde mediados de ano, coincidindo com o agravamento da crise financeira internacional, aguça ainda mais nas últimas semanas.
 
Ademais, os especialistas mantiveram em 1,75 reais por dólar a taxa de mudança ao finalizar dezembro pasado, um pouco longe da atual cotação da moeda estadunidense que concluiu na sexta-feira passada a 1,8864 reais, mas chegou a valer nesse dia 1,9161 reais, a maior equivalência desde 3 de outubro passado.
 
De outra parte, os experientes elevaram suas previsões sobre o superávit da balança comercial brasileira em 2011, ao passar de 28 bilhão de dólares na segunda-feira da semana anterior para 28 220 milhões de dólares nesta jornada.