NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O empresariado brasileiro está otimista com os rumos da economia. É o que apontou uma pesquisa realizada no final de 2011 – e divulgada este ano – pela empresa americana de recrutamento e seleção Robert Half. Oitenta e seis por cento das pessoas ouvidas disseram acreditar que o desempenho de suas empresas será melhor do que em 2011. A maioria (93%) também está disposta a investir mais ou o mesmo do que no ano passado.

Foram ouvidos 155 empresários e executivos de 128 empresas do setor bancário, seguros, telecomunicações, automobilística, petróleo e gás, bens de capital e construção civil. Os dados da pesquisa foram apresentados ontem, em Curitiba, pelo diretor de Operações da Robert Half, Fernando Mantovani, durante a reunião do Comitê de Presidentes e Dirigentes PAEX.

As razões para o otimismo, segundo o diretor da Robert Half, são o crescimento da economia; a realização da Copa, em 2014, e da Olimpíada, em 2016; o Pré-sal; as medidas tomadas para solucionar a crise internacional, além de outros fatores como a expansão do crédito e a continuidade de inserção da classe C no mercado consumidor. ”Nossa economia é governada pela pujança do mercado interno”, lembra o consultor.

Segundo Mantovani, a intenção da pesquisa era perceber como a crise europeia, do ano passado havia afetado o ânimo dos dirigentes de empresas. Mas o resultado revelou um forte otimismo.

Quase metade dos que responderam à pesquisa espera um crescimento da economia brasileira em 2012 e 80% querem contratar mais ou pelo menos o mesmo número de pessoas que em 2011. Setenta por cento das empresas pretende crescer em 2012 investindo em tecnologia e produtividade, enquanto 18% espera esse resultado contratando mais funcionários.

A principal dificuldade citada pelos empresários é a falta de mão de obra qualificada. Mantovani lembra que é comum ouvir dirigentes de multinacionais dizerem que eles têm de dinheiro para investir, mas não encontram bons projetos. Na opinião do diretor, o brasileiro precisa estar mais focado em melhorias. ”Ele (o empresário) tem que olhar um pouco mais para o que está funcionando e pensar em ser melhor amanhã do que está sendo hoje”, resume.