NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O LinkedIn, rede profissional da internet, divulgou nesta quinta-feira (17) dados sobre o grau de satisfação de profissionais com seus empregos atuais e suas aspirações. A pesquisa foi feita com mais de 12 mil profissionais, em 16 países. Os resultados mostraram que 63% dos profissionais no mundo inteiro estão “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com seus empregos atuais. O Brasil foi o 14º colocado no ranking de satisfação, com 54% dos profissionais felizes com o emprego atual.

Apesar dos desafios econômicos globais, a pesquisa mostra que os profissionais de outros países demonstram estar contentes com sua atual situação dentro das empresas. O maior grau de satisfação de profissionais foi registrado na Holanda: 80% responderam que estão “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com seus empregos. Os japoneses mostraram-se os menos satisfeitos: apenas 30% estão felizes em seu emprego atual.

Sobre as perspectivas em relação ao atual emprego, o estudo também revelou que 52% dos pesquisados concordam que terão seus esforços reconhecidos se trabalhar com dedicação e demonstrar resultados. Nesse caso, os brasileiros são os mais otimistas em relação ao futuro dentro da empresa: 63% acham que terão boas oportunidades de progredir dentro das companhias. Os espanhóis são os menos otimistas – 44% acham que bons desempenhos resultariam em melhoras em seus empregos atuais. Os norte-americanos ficaram em 7º lugar: 52% dos profissionais que responderam a pesquisa nos EUA condicionaram essa evolução na carreira aos seus esforços dentro da empresa.

“A situação econômica difícil pode fazer com que os profissionais apreciem aspectos de seu trabalho que talvez fossem ignorados em uma situação econômica mais próspera”, diz Nicole Williams, diretora de conexões do LinkedIn. “Às vezes, a pessoa pode não ter recebido o aumento que desejava naquele ano, mas pode valorizar muito o apoio que recebe de seu supervisor, que está sempre atento a oportunidades que a ajudam a crescer e progredir em sua carreira”.

O estudo também enumerou aspirações em termos de carreira e pediu aos profissionais que escolhessem as que se aplicavam a eles. A maior aspiração de profissionais no mundo inteiro é ser promovido. No Brasil, as três principais aspirações são ser promovido, começar minha própria empresa ou negócio e mudar de setor ou de carreira profissional.