NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Um crescimento de apenas 0,7% em 2011 já seria suficiente para que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ultrapassasse o da Grã-Bretanha, tornando o Brasil a sexta maior economia do mundo, segundo cálculos feitos pela consultoria IHS Global Insight, com sede nos EUA.

Os resultados oficiais relativos a 2011 só serão divulgados pelo IBGE hoje, mas a expectativa é de que a economia brasileira tenha avançado bem mais do que 0,7%. O último relatório World Economic Outlook (Perspectivas da Economia Mundial), divulgado pelo FMI nesta semana, projeta crescimento de 2,9% para o Brasil em 2011.

O resultado, caso se confirme, é bem menor do que os 7,5% registrados em 2010 e também fica abaixo da média global, que foi de 3,8% em 2011. No entanto, mesmo com esse crescimento mais fraco, o Brasil ainda supera a Grã-Bretanha.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas a economia britânica avançou 0,8% em 2011.

Segundo a IHS Global Insight, o fato de o PIB nominal do Brasil em dólar ultrapassar o da Grã-Bretanha se deve em grande parte à apreciação do real e à inflação brasileira, mais alta que a britânica.

“Não é a economia, mas sim a força do real e um pouco de inflação que tornam o Brasil maior que a Grã-Bretanha na comparação em dólar”, disse o economista Rafael Amiel, diretor de América Latina da IHS Global Insight. No cálculo do PIB nominal feito pela IHS Global Insight, os valores nas moedas locais dos dois países foram convertidos para dólares.

“Você pode se perguntar se a apreciação do real reflete apenas fluxos de capital especulativos e maior receita de exportações por causa dos altos preços das commodities, ou se há ganhos reais de produtividade que colocam o Brasil em uma posição melhor que a da Grã-Bretanha”, diz Amiel.