NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Eleições 2022

Levantamento mostra movimentações favoráveis a Lula, dentro da margem de erro, após episódios envolvendo Roberto Jefferson

 

ampliou, dentro da margem de erro, a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto. É o que mostra pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (26).

Segundo o levantamento, Lula tem 53% dos votos válidos (ou seja, excluindo eleitores que declaram voto em branco, nulo ou indecisos) em cenário estimulado. Já Bolsonaro aparece com 47%. Uma semana atrás, o petista liderava por 52% a 48%. Os movimentos de ambos os candidatos no período se deram dentro da margem de erro, que é de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

A pesquisa ouviu 5.000 eleitores entre os dias 23 e 25 de outubro − portanto, capturou impactos dos episódios envolvendo o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), que insultou a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu a tiros de fuzil agentes da Polícia Federal e foi preso no último domingo (23). O político era aliado de primeira hora de Bolsonaro, que agora tenta se afastar.

“Ainda vejo um cenário de estabilidade. As variações foram dentro da margem de erro. Pode ser um efeito direto do episódio envolvendo Roberto Jefferson, muito explorado pela oposição ao presidente e com grande exposição na internet e na mídia tradicional, sobretudo na segunda-feira, bem no meio da realização da pesquisa. Não se pode dizer isso de maneira definitiva, mas foi o único fato com potencial para ter impacto nos resultados”, disse o cientista político Rodolfo Costa Pinto, coordenador do PoderData, empresa do grupo Poder360.

Considerando o total de eleitores, Lula oscilou de 48% para 49% na semana, enquanto Bolsonaro manteve o patamar de 44% apresentado desde o início da campanha em segundo turno. Os eleitores que dizem votar em branco ou nulo representam 5% dos entrevistados − mesmo percentual do levantamento anterior. Já os indecisos oscilaram de 3% para 2% no período.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos do Poder360, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 5.000 entrevistas em 342 municípios nas 27 Unidades da Federação de 23 a 25 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual para um intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-01159/2022.

INFOMONEY

https://www.infomoney.com.br/politica/poderdata-lula-tem-53-dos-votos-validos-no-segundo-turno-e-bolsonaro-47/