NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O primeiro dia de operação do Portal Mais Emprego em Londrina foi de tumulto e muita gente insatisfeita na agência centro do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A nova ferramenta, que visa facilitar a recolocação dos profissionais no mercado de trabalho, sofreu uma pane no momento de migrar os dados do antigo sistema (Simo) e ficou fora do ar durante todo o dia. Dezenas de pessoas que agendaram horário para dar entrada no seguro-desemprego ou buscar alguma oportunidade de trabalho acabaram não sendo atendidas. 

Na semana passada, as três agências da cidade ficaram fechadas, já que 22 funcionários estavam passando por uma capacitação para operar o novo software a partir de ontem. Reportagem da FOLHA já havia anunciado mudanças no sistema utilizado pelo Sine há cerca de 15 dias. 

O vigilante Paulo Adriano Lopes da Silva viu uma vaga de emprego de seu interesse no site da prefeitura e se deslocou até o Sine ontem no início da tarde. ”Eles me disseram que o sistema estava fora do ar e pediram para eu retornar amanhã (hoje). Inclusive, acessei o Portal Mais Emprego da minha casa e não consegui me cadastrar. O que adianta implantar um novo programa e não haver assistência para fazê-lo funcionar?”, questionou ele. 

De acordo com a gerente do Sine, Neiva Sefrin, o problema de migração de dados não aconteceu apenas em Londrina, mas também em Maringá e Ponta Grossa. Ela comentou que os três municípios são os primeiros a implantar o Portal Mais Emprego no Paraná. ”O sistema travou. Pela manhã, apenas dois funcionários (de 19) conseguiram acessar o programa. Dois técnicos do Ministério do Trabalho (MTE) vão ficar por aqui até o final da semana orientando nosso pessoal”. 

A expectativa é que até a próxima segunda-feira todos os dados sejam transferidos para o novo sistema. Até lá, Neiva disse que o problema pode se repetir. ”Pode ser que amanhã (hoje) esteja tudo bem, mas estamos passando por um processo de transição. Pedimos para que as pessoas compreendam este momento e liguem para a agência antes de vir até aqui. Estamos acertando tudo até a próxima semana”. 

Até sexta-feira, as agências do Sine localizadas nos terminais rodoviário e urbano estarão fechadas, pois todo o processo de implantação do portal está acontecendo na agência da rua Hugo Cabral. ”A partir do dia 29 de agosto todas as agências estarão funcionando novamente”, relatou Neiva. Uma novidade com a implantação do novo sistema é que a partir do dia 1º de setembro não haverá mais agendamento dos atendimentos do seguro-desemprego. ”Agora, faremos o encaminhamento imediato das pessoas para as vagas disponíveis no banco de dados do portal, evitando fraudes e acelerando o processo de recolocação delas no mercado de trabalho”, completou a gerente do Sine.

Victor Lopes 
Reportagem Local