O presidente da Contratuh, Moacyr Roberto Tesch Auersvald vai receber, nesta quinta-feira (24), a Medalha Ruth Cardoso.
Moacyr Roberto é o único sindicalista que será homenageado com a comenda em evento realizado pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania e Governo do Estado de São Paulo.
A iniciativa tem apoio da Secretaria Estadual da Cultura.
Também receberão a homenagem: o Instituto Avon; a jornalista Mara Luquet; a assessora cultural do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, Maria Estela Segatto Correa; a secretária municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto, Regina Helena Morganti Fornari Chueire; e a ativista do Movimento Social Negro Brasileiro, Sueli Carneiro.
A solenidade para entrega da comenda terá início às 20h no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, localizado na Av. Morumbi, 4500 – Entrada Portão 2.
Medalha
A Medalha Ruth Cardoso é entregue pelo Conselho Estadual da Condição Feminina a entidades e personalidades que se destacaram na luta dos direitos femininos.
A condecoração foi institucionalizada através do Decreto 53.721, de 24 de novembro de 2008, e é entregue todos os anos, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Ruth Cardoso, antropóloga, foi a primeira-dama do Brasil durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e participou ativamente nas lutas e conquistas femininas e na criação do próprio Conselho, tendo sido, inclusive, sua conselheira.
A medalha então tornou-se uma forma de homenagear personalidades e entidades que se destacaram na luta pelos direitos da mulher.