Na noite desta quarta-feira, 24, foi iniciado em Londrina o IX Seminário Jurídico e de Dirigentes Sindicais Rodoviários do Estado do Paraná, organizado pela Fetropar, CNTTT e Instituto São Cristóvão com apoio da Itaipu Binacional e do Sinttrol (Londrina).
A conferência inaugural foi ministrada pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região e conselheiro do CNJ, Desembargador Ney José de Freitas. Em sua explanação, o ilustre palestrante fez uma contextualização sobre a atual situação da Justiça do Trabalho e o papel dela na sociedade brasileira para garantir o bem estar dos trabalhadores.
Recém empossado como um dos 15 conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o desembargador explicou a função do CNJ e sua importância para o Poder Judiciário. Dr. Ney ainda exaltou os 50 anos de advocacia do Dr. Edésio Passos, referência do Direito do Trabalho no Paraná e citou-o como um homem de convicções e luta, que serviu de inspiração para ele em sua trajetória.
A importância do seminário
Antes da palestra inaugural, foi composta a mesa de abertura com as autoridades. Compuseram a mesa o presidente da Fetropar e ISC, Epitácio Antonio dos Santos, o presidente do Sinttrol e vice-presidente da Fetropar, João Batista da Silva, o assessor jurídico da Fetropar, Dr. André Passos, o Diretor Administrativo da Itaipu Binacional e advogado trabalhista, Dr. Edésio Passos e o Desembargador Federal, presidente do TRT-PR, Dr. Ney José de Freitas.
Para o Dr. Edésio Passos, o evento não é importante apenas para os assessores jurídicos dos sindicatos, mas tem importância fundamental para a organização dos trabalhadores em transportes rodoviários. “O seminário que se inicia é fundamental não só por debater diversos aspectos jurídicos importantes para a defesa dos trabalhadores, mas por promover um momento de discussão e avanço no debate da luta por conquistas como a regulamentação da profissão de motorista”, explica.
Confira o vídeo do primeiro dia de seminário: